Sua opinião:
comentou em 14/10/2008 12:06
Nao concordo. O diploma deve ser obrigatorio sim.
Se existe uma faculdade para a formacao desses profissionais, isto por si so ja indica que eles necessitam ter uma formacao especifica. Claro que os jornalistas que hoje nao possuem um diploma, por terem iniciado sua carreira antes do surgimento da faculdade devem ter os seus direitos assegurados, mas essa exigencia impediria a entrada de pessoas despreparadas na area.
comentou em 14/10/2008 16:51
Como jornalista acho que o diploma deve ser obrigatório sim. Creio muita gente (especialmente os ministros) que é contra age em benefício de alguém que seria privilegiado ((no caso pessoas influentes e com dinheiro).Afinal você acham o ministro Gilmar Mendes é honesto?
comentou em 16/10/2008 14:24
No mínimo, é absurdo!!!
Então vou pegar livros e estudar Direito por cntaprópria e tmbém quero advogar, caso passe na prova da OAB.
Ridículo!!!!
comentou em 16/10/2008 14:38
"Não é isso, advogar é outra coisa, exige conhecimento, prática, estágio, etc"

Jornalismo não é pra qualquer um, também exige conhecimento, prática, estágio, etc. Não é pura técnica. Se fosse um jornalista poderia ser substituído por uma máquina ou por qualquer outro idiota. A questão não é que escrever é algo para qualquer um. A questão é o QUE, escrever, COMO escrever, para QUEM escrever e PORQUE escrever.

Me desculpe, mas achei seu comentário bastante infeliz e preconceituoso.
respondeu em 16/10/2008 15:14
Desculpe Wikerson, mas a sua resposta foi para mim ou para o Forunato?
comentou em 16/10/2008 14:46
A competição no mercado de trabalho para aqueles formados em jornalismo será maior e talvez até injusta.

Esse tipo de consequência deveria ser mensurado.
comentou em 16/10/2008 16:00
Bom.. sou leiga no assunto, mas penso que o diploma sim é importante mas isso nao significa necessariamente de que ele seja um excelente profissional, mesmo porque uma boa formação solida e diversificada nao se aprende em uma universidade. Então sou a favor de que bons jornalistas (que nao tenham diplomas) sejam aproveitados tanto quanto um que ja tenha o diploma. Quantos jornalista pessimos (formados) encontramos por ai?
Só fico preocupada com esses tipo o Jabor que até onde sei nem faculdade de jornalismo ele tem. Jabor simplesmente se vendeu aos interesses dos grandes empresários e da grande mídia, pois como cineasta se tornou um fracasso e para viver e ainda ter alguma mídia se tornou esse ventríloquo na TV. E ainda por cima comete erros gravissimos de portugues.. meus ouvidos que o digam numa entrevista a radio CBN.
Desses sim eu tenho medo.. mas tem tantos outros excelentes, transparentes, formais, sensatos, verdadeiros.. etc.. ect..
Em tudo é uma questão de bom senso. E outra, se o "jornalista" é bom ou nao, que vai avaliar isso somos nos, leitores, ouvintes, expectadores..etcc..

Abraços
Sandra
comentou em 16/10/2008 16:51
Ribeiro Br
Foi para o Fotunato!!!
Acho que acabamos postando juntos..
Acredito que a obrigatoriedade é uma bobagem. No entanto, como estudante de jornalismo, valorizo mundo a formação intelectual proporcionada pela universidade. É preciso entender que o jornalismo é uma área muito ampla e que para determinadas áreas (jornalismo especializado, por exemplo) é essencial ter uma formação acadêmica sólida. E isso não será imposto por um decreto e sim pelo próprio mercado.
comentou em 16/10/2008 17:30
Caro Fortunato.
Em momento algum disse que você era preconceituoso. Disse que o seu comentário era preconceituoso (já que se baseia em sua opinião pré-concebida de que o jornalismo é algo técnico). Da mesma forma não acho que um diploma seja sinônimo de qualidade em profissão alguma. Mas é o mínimo que se pode esperar de alguém que pretende abraçar uma carreira e nela fazer o melhor possível pela sociedade e pela sua comunidade. Respeito muito o seu direito de emitir uma opinião. Aliás na faculdade de Jornalismo o que um futuro profissioal mais aprende (ou deveria aprender) é a isenção jornalística, o direito de falar sobre todo e qualquer assunto desde que se ouça sempre os dois lados, sem ser partidário a esse ou aquele, apresntando os fatos sob o ponto de vista de diversos especialistas e deixando que o próprio leitor tirar suas conclusões. Algo que vemos a maioria dos "especialistas" que não são jornalistas infelizmente deixar de lado, seja por desconhecimento ou por falta de interesse, gerando um jornalismo "opinativo". Se com faculdades e cursos de jornalismo a situação já é ruim, com muitos "profissionais" indo de encontro a esses preceitos, imagine-se com a liberação e/ou possibilidade de que qualquer um, a seu bel prazer, julgue-se "jornalista".
Se a culpa pela baixa qualidade do jornalismo é a baixa qualidade dos cursos, extinguí-los ou torná-los denecessários, certamente não é a solução. É como ter uma dor no braço e achar que a solução é cortar o braço fora.
respondeu em 23/10/2008 21:23
Concordo plenamente com vc. A solução não é baixar o nível da exigência e sim aumentar a qualidade dos cursos. Abcs