Professora agredida por aluna sofre traumatismo craniano

 

 

 

A professora Glaucia Teresinha Souza da Silva, 25 anos, agredida por uma aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia, da Capital, passou por uma tomografia no meio da tarde no HPS que apontou a existência de um traumatismo craniano. A educadora foi transferida às 18h ao Hospital Beneficência Portuguesa para a realização de novos exames e ficar internada em observação.

A discussão teria sido motivada por indisciplina da aluna. A agressão ocorreu quando a professora foi até a sala de aula da estudante da 8ª série para buscar a aluna e levá-la à direção, após um desentendimento entre as duas. A adolescente alega ter sido ofendida e admite ter empurrado a professora, que bateu a cabeça na parede, desmaiou e foi encaminhada ao HPS.

A Delegacia da Criança e Adolescente Vítima vai apurar a versão da menina, que diz ter sido alvo de racismo. A aluna foi encaminhada ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), que vai apresentá-la ao Ministério Público.

 

                    Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2450305.xml

Sua opinião:
comentou em 24/03/2009 08:58
Sou do tempo em que o respeito ao mestre era fundamental. Quando a diretora chegava na sala, todos se levantavam em reverência.

A selvageria e o caos atingiu, há algum tempo, as salas de aulas. Que triste.

abraçossssssssssss
comentou em 24/03/2009 09:11
Infelizmente, essas crianças e adolescentes reproduzem aquilo que vivenciam, elas aprendem a repetir certos tipos de comportamentos comuns ao grupo social do qual elas estão inseridas.
Devem viver num lar onde não existe diálogo e os conflitos se resolvem na base da porrada.
E a certeza da impunidade, faz com que cada vez mais jovens cometam crimes, afinal são muitas as leis que os protegem.

Abração,

Bianabac

Bia: Por este caminhar, qualquer dia são as crianças que mandam nos adultos...não sabemos onde é que isso vai parar...

Um abraço, Susana
respondeu em 25/03/2009 23:22
querida este dia infelizmente já chegou!
comentou em 24/03/2009 11:42
Bia, parece que ela faleceu.

Muito triste isto.

beijos amiga.
Maria Souza - Porto Alegre - RS
respondeu em 24/03/2009 13:38
Parece? Para postar algo assim, seria interessante postar a fonte! Pq a declaração da profª é de que não volta mais lá...
comentou em 24/03/2009 11:42
Bianabac

Quer dizer então que no meu tempo, a grosso modo, meninos e meninas tinham uma família "melhor"?

abraçosssssssss
respondeu em 24/03/2009 11:52
Tinham a mãe em casa e uma educação melhor.

Hoje os pais transferem para a escola a responsabilidade que é deles de ensinarem valores éticos e morais a seus filhos, o maior compromisso da escola é com os conteudos curriculares.

Abração,

Bianabac
comentou em 24/03/2009 11:48
Ela faleceu?

Meu Deus, quanta violência!

Bianabac
Meu Deus, não sabia que tinha falecido. Profissão de risco. Muito triste.
respondeu em 24/03/2009 12:00
Estou tentando confirmar se ela falaceu, mas ñ estou conseguindo!

Abração,

Bianabac
Nossa! Que absurdo! Onde estamos chegando? Onde estão os pais que não colocam limites aos seus filhos? Onde foi parar o respeito e a descência?
respondeu em 24/03/2009 12:01
Adolfino,

vc disse tudo, são adolescentes sem limites, que acham que podem tudo!

Abração,

Bianabac
comentou em 24/03/2009 12:11
Salve, querida confrade!
Melhor não dizer nada. indico a leitura de 2 Timóteo 3:1-5.

A Confraria Virtual compartilha, em silêncio, a dor contida nestes tempos iníquos nos quais somos obrigados a sobrviver.
Um abaraço carinhoso.
deste sempre teu Confrade: Max Costa
respondeu em 24/03/2009 12:34
Meu confrade!

Obrigada pela indicação da leitura e por participar comentando!

Abração,

Bianabac
comentou em 24/03/2009 12:18
Isso é uma realidade muito triste, nossos filhos e nossos alunos estão perdendo a noção dos valores humanos que realmente importam em nossas vidas: o respeito e o amor ao próximo.
Sou professora, e vejo que a violência e a agressividade estão crescendo progressivamente, tendo origem na família.
Muitas crianças são espancadas pelos pais, muitas crianças são desrespeitadas pelos pais com palavras e xingamentos, e elas transferem essas atitudes para suas vidas sociais, e na escola não é diferente.

respondeu em 24/03/2009 12:35
Muito bom seu comentário!

Essa realmente é a realidade que nos assombra!

Abração,

Bianabac
comentou em 24/03/2009 12:23
nao quero ser advogado do diabo mas a professora pediu- hoje aluno nao respeita mais professor e o professor tem que se defender - mudou - somente bati num professor universitario porque ele mereceu e hoje faria novamente mas ai a coisa era entre homens - um prepotente e arrogante e outro que nao tinha a quem recorrer pelas injustiças do professor que somente queria alunos sarados e bisexuais - me achei no direito de agredir - neste caso dos bandidinhos mirins o negocio é fugir. Um detalhe _ a professora ofendeu a aluna.
ai que ela pisou na bola.
abraços
comentou em 24/03/2009 12:37
André,

Se a professora agrediu verbalmente a aluna ela também errou, mas um erro não justifica o outro!
Sou contra qualquer tipo de agressão!

Obrigada pelo comentário querido!

Abração,

Bianabac
respondeu em 25/03/2009 23:28
amém amiga ,Violência so gera Violência ,um erro não justifica os outro
comentou em 24/03/2009 13:03
Ser professora hoje em dia é profissão de risco, infelizmente é a fotografia inicial da população. A cada dia ouvimos mais destas noticias, daqui a pouco aulas somente na internet onde o "aluno" não vai saber onte esta o professor.

Beijos.

Marco.
respondeu em 24/03/2009 17:30
Marco,
Pertinente seu comentário.

Sou professora e me preocupo com a proporção que esse problema tem crescido no mundo inteiro!

Obrigada por participar comentando!

Abração,

Bianabac
comentou em 24/03/2009 13:08
Nossa,cada dia está pior de conviver neste mundo que vivemos...que brutalidade...parecem uns animais e não pessoas.Onde está o respeito pelo próximo???Isto já está virando rotina nas escolas...fico indignada que ninguém possa fazer nada para impor limites nestas situações.E os adolescentes continuam se aproveitando de fazer estes e outros abusos...também né,existem muitas leis que os protegem,assim fica fácil praticar estas barbáries e ficar impunes,que coisa séria.

Abraço Bia, muito boa a notícia!
respondeu em 24/03/2009 17:31
Sim, as leis só os protegem. E ao professor, quem protegerá?

Obrigada pelo comentário!

Abração,

Bianabac
Muito triste esse fato mesmo.O pior é que como é cada vez mais frequentes casos como esses,acabamos nos acostumando com tamanha barbaridade.E a moça que agrediu a professora ainda diz não estar arrependida.Triste!Se algum dia tiver filhos,quero ter a sabedoria para ensiná-los e criá-los dentro dos princípios que fui criada,onde atos como esses de desrespeito a qualquer pessoa era abomináveis.

Abraços,minha amiga!
respondeu em 24/03/2009 17:32
Além de cometer um crime grave, tem a coragem de dizer que não está arrependida! É triste ver essas coisas acontecendo, o respeito e amor ao proximo parecem ser coisas do passado!

Obrigada por participar comentando!

Abração,

Bianabac
comentou em 24/03/2009 13:29
Muito triste, isso... Mesmo que a aluna tenha se sentido ofendida com algo, aindá dá pra usar as palavras. Não justifica nada, depois do que fez...

Abraços!
respondeu em 24/03/2009 17:34
Se a aluna se sentiu ofendida ela podia reclamar com a coordenação ou direção da escola, ou se quizesse ir além,poderria fazer uma denúncia na Secretaria de Educação do Município.

O que ele fez não tem justificativa!

Obrigada por participar comentando!

Abração,

Bianabac
Sugiro que o diHTT faça uma campanha para expor, discutir, mostrar que existe gente preocupada com a violência.
respondeu em 24/03/2009 17:36
Boa idéia Joyce!

A atitude tem que partir de nós, sem esperar sempre de outras esferas!

Obrigada pelo comentário!

Abração,

Bianabac
Bia,
Se houve racismo por parte da professora, a coisa fica complicada porque a função de um educador nunca é de separar os alunos, e sim, fortificá-los e conduzi-los à prática do bem.
Claro q há um erro da menina q jamais deveria usar de força física, mas esse lado do preconceito tb deve ser visto.
Outra coisa: não deve bater boca c/ aluno.
Chama-se imediatamente a autoridade máxima da isntituição escolar p/ resolver as pendências.
Também já discuti c/ aluno, mas me informaram q não devo ter essa atitude mais.
Ser professor não é mole, não!
É só p/ quem tem dom mesmo!
Um bj,
Mary.
respondeu em 24/03/2009 17:40
Concordo com vc!

Trabalho com alunos do ensino fundamental e médio, e quando vejo que a situação está tensa, peço que um aluno chame o coordenador, para que encaminhe o aluno para fazer registro de ocorrência e que chame os pais a escola para conversamos.

Abração,

Bianabac
comentou em 24/03/2009 17:34
E o pior é que muitas vezes essas violencias acambam influenciando outros alunos que com o tempo, convivendo com essas pessoas, acabam ficando violentas também, por achar normal esta atitude.
E com mais um tempo levam esta violencia para outros lugares, como a própria casa.
respondeu em 24/03/2009 18:49
É o contrário que acontece, essas crianças trazem isso de dentro de suas casas ou de ambientes que vivem. Vc so pode dar o que tem, e se vive, em meio a violência, com certeza reproduzirá isso na escola!

Obrigada por participar comentando!

Um grande abraço!

Bianabac
comentou em 25/03/2009 07:24
Tem q mandar esse aluno é para febem.
respondeu em 25/03/2009 08:07
Ela tem que pagar pelo crime que cometeu!

Abração,

Bia
comentou em 25/03/2009 19:05
Meu filho é adolescente e estuda em um otimo colegio, e infelizmente na classe social mais abonada, o criterio é se o aluno é chamado a atençao de uma forma mais rispida , os pais processam escola e professor. Perdeu-se parametros em escolas mais simples, alunos e professores saem na mão, no outro caso, pais processam e contribuem para deliquentes futuros. Sinceramente o limite tem sempre que vir de casa. Abraços Elektra
respondeu em 25/03/2009 20:10
Concordo com vc elektra,

Esses valores éticos e sociais, de respeito ao próximo tem que vir ce casa sim, os pais são ausentes e não impõem limites a seus filhos!

Abração,

Bianabac
comentou em 25/03/2009 22:46
Publiquei no meu blog um texto sobre este assunto no qual ressalto que as opiniões sobre as causas desta (e de outras)agressões nas escolas variam entre a falta de preparo dos professores, de disciplina, de autoridade, da ação efetiva dos pais, da inoperância do Estado e do caos no sistema educacional brasileiro, entre outras. Tem ainda quem justifique a situação pelos efeitos do Estatuto da Criança e do Adolescente e atuação dos conselheiros tutelares nas escolas.
Estes múltiplos exemplos evidenciam a fragmentação de um problema, o que conduz a uma análise equivocada que se estrutura a partir da redução de seus fatores a itens isolados e sem relações entre eles, o que não reflete a realidade.
O problema da indisciplina é importante, mas minha pergunta é: como deixamos (todos nós - pais, professores, autoridades em geral) que tal situação se estabelecesse? O que eu penso é que apenas responsabilizar os jovens é renunciar a nossa responsabilidade como adultos.
Um abraço
respondeu em 26/03/2009 08:03
Vc tem razão, apenas responsabilizar os jovens é renunciar a nossa responsabilidade como adultos.

Obrigada por participar comentando!

Abração,

Bianabac
comentou em 26/03/2009 18:31
Sabe Bia! os filhos são espelho dos pais! Se forem criados no amor, sem violência, com certeza serão bons para a sociedade! Tudo que verem e aprenderem em casa praticarão lá fora...até na escola, que é o caso dessa aluna!
respondeu em 26/03/2009 20:50
Maravilhoso seu comentário, assino embaixo!


Obrigada por participar comentando!

Um grande abraço,

Bianabac